Como treinar sua intuição para ela trabalhar a seu favor
Vem ver os macetes pra ter bons empurrões e crescer na carreira
👋 Sou a Thais Sterenberg, e essa é a edição #40 da news AutoGrowth.
Aqui eu compartilho os principais “hacks” para acelerar seu crescimento profissional.
Se você chegou agora, inscreva-se assim como os outros 973 leitores que já usam técnicas de Growth para acelerarem suas próprias carreiras.
Você já teve a sensação de que algumas coisas simplesmente tinham que acontecer pra te dar um empurrãozinho?
Ou que você deu “sorte” em algum momento, e que, por isso, chegou onde chegou?
Eu já. Aconteceram algumas coisas comigo que não sei explicar direito como aconteceram, mas que foram muito boas para a minha carreira.
E aí, fui atrás pra entender melhor o que tinha acontecido.
Cheguei a duas conclusões:
Por mais que eu queira achar uma explicação e uma razão pra tudo, tem coisas na vida que não dá pra explicar, controlar, e muito menos prever
Mas existem sim alguns padrões entre as “sortes” que eu dei e os “empurrões” que eu recebi. E que, se eu entendesse quais padrões são esses, talvez eu conseguisse reconhecer melhor quando alguma coisa dá indícios de ter resultados positivos para mim, e o que eu tenho que fazer para abraçar essas oportunidades.
Em resumo, eu passei a conseguir """prever""" quais coisas seriam boas oportunidades para mim, e o que eu deveria fazer para abraçá-las. Aumentando, então, as chances de encontrar mais sortes e empurrõezinhos pelo caminho.
(sim, prever entre muitas aspas porque é óbvio que ninguém prevê o futuro, mas você entendeu 😅)
O que são essas sortes e empurrões que você recebe na vida e que te levam mais longe?
Os céticos chamam isso de acaso. Os otimistas já chamam de sorte (sou otimista). Os mais elaborados, de serendipidade.
Se você nunca ouviu falar em serendipidade, essa é a definição do nosso amigo GPT:
Serendipidade é a capacidade de fazer descobertas valiosas ou encontrar algo bom ou útil por acaso, sem estar especificamente procurando por isso.
É quando você tropeça em algo inesperadamente enquanto está buscando outra coisa, e essa descoberta acaba sendo valiosa, significativa ou até mesmo revolucionária
Eu, na minha essência pragmática de growth hacker, entendo que isso pode ser sim acaso, mas que dá para aumentar as chances de eles acontecerem com bons experimentos e testes, aprendendo no caminho o que funciona e o que não funciona.
E para criar esses experimentos e aprender com eles, atraindo boa oportunidades, você precisa se conscientizar do seu inconsciente - se conscientizar da forma como as coisas aconteceram, como você reagiu, quem estava envolvido, qual era o seu momento de vida…
Em suma, se conscientizar de informações que você, geralmente, nem lembra de prestar atenção, ali no calor do dia a dial
Essa conscientização toda se transforma no poder de intenção e atração...
Ou seja:
Você traz para consciência padrões inconscientes seus que te ajudam a chegar mais longe, e, assim, passa a identificá-los melhor
Sabendo esses padrões, você passa a ser intencional nas coisas que te ajudam, identificando quando algum bom padrão começa a se repetir, e aí começa a atraí-los cada vez mais
Ainda está confuso? Vou te dar um exemplo.
Se eu te falar “carro vermelho!”. E você tiver na rua.
Automaticamente você vai enxergar os carros vermelhos se destacando dos demais.
É isso que eu quero te ensinar a fazer com a sua carreira.
Se eu falar “oportunidade!”, você deveria passar a enxergá-las no meio da multidão 😬.
A diferença dos carros vermelhos para as suas oportunidades de crescimento é que estas são um pouco menos fáceis de identificar…
Por isso, você vai ter que treinar e se preparar mais.
Tá, e como você faz isso?
Eu acredito fortemente que a tal serendipidade é treinável: é possível treinar a sua intuição para que ela funcione a seu favor.
E o primeiro passo é, sim, ter um objetivo.
(Se você me conhece, sabe que eu falo e repito isso o tempo todo. Mas é a verdade.)
Desmistificando o objetivo…
Ter um objetivo não significa saber exatamente o que você quer que aconteça e quando.
Significa ter um vislumbre do faz sentido pra você do ponto de vista de carreira, valores e estilo de vida.
É saber o que é inegociável, e qual é sua maior ambição (mesmo que pareça um sonho distante) - assim você consegue chegar num meio termo entre os dois.
Exemplo: se você quer ganhar muitos milhões, mas não abre mão da sua zona de conforto, você precisa encontrar um meio do caminho...
O que eu quero dizer é que:
tem gente que vive na inércia.
Eu nunca quis viver na inércia. Sempre vislumbrei o que eu queria atingir no futuro, por mais que isso tenha mudado ao longo do tempo.
E, por isso, eu descobri cedo que o processo de autoconhecimento e aprendizado sobre mim mesma me leva ao crescimento.
Principalmente porque ele traz ao plano consciente todas as coisas que podem ter um impacto positivo na construção de boas oportunidades pro meu futuro.
Aqui tem um bom artigo se você quer entender melhor como pode começar a fazer isso
Não se engane:
Mesmo você trabalhando muito bem seu autoconhecimento, você não vai passar a prever o futuro e calcular cada passo e decisão para ter melhores resultados. Isso seria impossível.
Mas, com autoconhecimento e perspectiva de futuro, somado a uma análise do seu passado e do que aconteceu nos melhores e piores momentos da sua carreira, esse combo vai te ajudar muito a treinar sua intuição a encontrar coisas parecidas que te levem mais longe.
Com essa análise de você, do seu passado, e do que você quer para o seu futuro, você vai treinar sua intuição pra fazer boas escolhas e te dar bons avisos.
Na hora, talvez não fique tão claro o porquê de cada decisão. Mas, a cada passo, você vai entendendo melhor porque cada coisa tinha que acontecer.
E o ritmo de prosperidade começa a fluir de forma mais ampla e rápida: quando você vê, parece que “aconteceu um monte de coisa nova e boa junta”.
É uma sensação muito boa!
Mas na verdade, não foi isso. Você que passou a plantar cada uma dessas coisas, ao saber melhor o que quer e como conseguir.
Treinar a intuição não é simples, é um processo de longo prazo, infinito, eu diria. Mas que vale muito a pena.
O AutoGrowth te ajuda nisso. A mapear e entender seu passado, presente, e o que você quer do futuro.
Se interessou?
Vem fazer uma análise de carreira gratuita, em um dos poucos horários que eu abri no mês de maio.