💬 AG Stories #3 | PLG como alavanca de carreira, com Vanessa Botega
Já pensou em usar técnicas de Product Led Growth para alavancar sua carreira? Vem saber como a Vanessa Botega atingiu seus objetivos exatamente assim.
👋 Olá! Sou a Thais Sterenberg, e aqui na news AutoGrowth compartilho os principais “hacks” para acelerar seu crescimento de carreira.
Essas foram as 2 edições mais lidas dos últimos meses:
Como eu construí minha autoridade: do primeiro emprego ao empreendedorismo
Vulnerabilidade estratégica: como usar a seu favor o que você não sabe fazer
Se você chegou agora, inscreva-se assim como os outros 520 profissionais que já usam técnicas de Growth para acelerar suas próprias carreiras.
💬 Esse é o novo quadro AutoGrowth Stories. Na primeira semana de todo mês, vou te trazer histórias de sucesso de pessoas reais. De uma forma ou de outra, elas passaram pelas etapas do método AutoGrowth, e alcançaram seus objetivos, assim como eu.
📊 AutoGrowth = 🧠 Autoconhecimento + 🎯 Autoconfiança + 🎙 Autoridade
💬 Vanessa Botega e sua técnica de PLG como alavanca de carreira
Minha terceira convidada é a Vanessa.
Vanessa fez parte da minha primeira turma de mentoria, que começou lá em Fevereiro de 2023. Desde então, acompanho sua trajetória e passei a admirá-la cada vez mais.
Assim como eu, ela tem ambição, paixão por ensinar, e enxerga que o marketing como alavanca essencial para crescimento de negócios.
Mas, acima de tudo isso, Vanessa me chamou atenção por já usar técnicas de Growth para alavancar sua própria carreira desde cedo, mais especificamente com uma técnica famosa de Product Led Growth: o free trial (o famoso teste grátis)
Quer entender melhor como ela fez isso?
Então vem ler a minha entrevista com Vanessa Botega.
PS: Se você quer entender mais sobre Product Led Growth e as estratégias de crescimento de produtos com base em testes grátis, esse é um bom artigo (em inglês - use o chat GPT para traduzir, se precisar 😉)
Me conta, quem é Vanessa Botega, e o que te fez chegar até aqui?
Sou Vanessa, gaúcha, 34 anos, atualmente sou Gerente de Marketing da senhasegura.
Sou especialista em Growth Marketing para Geração de Demanda, e gosto de trabalhar sob a ótica de Product Marketing e Branding (gerar demanda não é só sobre Performance).
Atuo em cargos de liderança há mais de 10 anos e já passei por empresas do segmento de educação, saúde, entretenimento, energia, e agências. Tenho experiência em B2C, mas é no B2B que me encontrei e navego melhor.
Comecei a minha trajetória como professora de Teatro de crianças em escolas públicas e na Cruz Vermelha. Mas veja, eu nunca fui professora diplomada - eu era cara de pau mesmo heheh. Eu usava o meu conhecimento em Teatro adquirido nas aulas da escola para oferecer gratuitamente aprendizado para as crianças.
Aliás, fazendo uma retrospectiva, percebi que muito da minha experiência até aqui foi porque eu oferecia o meu formato "trial" de trabalho.
Lembro que em 2015, quando fui estudar inglês em Dublin, o mercado de trabalho para brasileiros era muito competitivo. Comecei a "prospectar" lugares com uma carta de apresentação falando sobre todas as minhas habilidades e aspirações, e dizia que estava disponível para trabalhar sem remuneração por alguns dias para que o empregador pudesse me avaliar.
Se isso aqui não é Product Led Growth aplicado à carreira, eu não sei o que é!
Foi assim que consegui um estágio em uma agência de publicidade gigante (e declinei, porque no fim o estágio virou trabalho não remunerado permanente kkk, a vida do brasileiro não é fácil lá fora), e depois um emprego em uma cafeteria no centro de Dublin disputadíssima.
Foi assim que eu garanti meus primeiros freelancers de conteúdo quando cheguei em Florianópolis, e trabalhei em um projeto de marca para uma consultoria de Branding - só apresentando meu conhecimento "trial" e a minha cara de pauzisse.
Talvez com tudo isso, a minha primeira dica por aqui já seria: aprenda e compartilhe gratuitamente; viva experiências para poder barganhar coisas com elas depois!
Você sempre soube que tipo de carreira queria trilhar?
Eu sempre gostei de ensinar pessoas, então, naturalmente, eu me encontrei na liderança. Sou formada em Jornalismo e achei que seguiria nessa carreira por gostar de conteúdo, e por querer mudar o mundo. Esse último eu descobri muito cedo que não seria possível hehe, mas entendi no meio do caminho que, com o Marketing, eu poderia ampliar o meu leque de oportunidades e gerar experiências que de alguma forma, poderiam mudar o dia de alguém para melhor.
Eu também sou muito crítica, e foi por isso que, quando descobri os processos de experimentos de Growth, percebi que as linhas do orçamento de Marketing em uma empresa poderiam entregar muito mais retorno.
Hoje, a bandeira que carrego nos lugares por onde passo é a de fazer do Marketing um pilar estratégico, e não apenas "o time que gera o PPT e o post das redes sociais".
E, o mais legal, é que eu vivo isso na prática: eu me especializei em criar estratégias e gerenciar times em empresas de tecnologia atuantes em B2B, tanto com modelos de negócio SaaS, como On-Premises. São através dessas empresas que trago meus melhores cases.
Na Way2, por exemplo, onde passei quase 4 anos liderando a frente de Marketing, atuei com o time aumentando 3x o tráfego orgânico, mudando o ICP com aumento em 60% do ticket, e construindo o go-to-market de um produto para um mercado novo com mais de 80% das vendas vindas através dos canais de aquisição de Marketing.
Você planejou sua carreira para chegar onde chegou?
Eu comecei a planejar à medida que fui amadurecendo. Se as startups crescem rápido para depois se estruturarem, não seria diferente com pessoas!
Eu sempre desejei crescer rápido na carreira. Eu me tornei líder sem saber o que era isso, fui aprendendo na prática e estudando.
Tive mais exemplos ruins do que bons: uma vez tive que ouvir meu líder me mandar calar a boca porque não confiava no que eu estava dizendo. Assédio, tranquilamente, é algo que não aceito, e não vou replicar de jeito nenhum em qualquer lugar por onde eu passar.
Não faz sentido persuadir e conquistar resultados assustando pessoas, ou romantizando a ansiedade de trabalhar. A velocidade e a pressão sempre vão existir, mas tem outras formas de performar com times.
O que você acredita que é uma boa liderança?
Em determinado momento, aprendi a ter estruturas, processos, e ter reações para situações específicas.
A primeira vez que implementei processos de experimentação em um time, éramos eu e mais duas pessoas assumindo todos os canais de aquisição da empresa. O time não confiava no processo, e lembro de uma das minhas lideradas dizendo: “mas às vezes Marketing é só sobre executar a tarefa”.
Eu falava: “tudo bem, mas antes de pensar em qualquer iniciativa, me diga por que você quer fazer isso? O que observou que pode mudar o jogo?”. No fim, estávamos todas criando iniciativas baseadas em alguma informação observada - e a tarefa pela tarefa deixou de existir.
Houve momentos em que era claro que o papel de determinada pessoa em um time de growth não era sobre analisar e experimentar, mas sim apoiar as outras pessoas com entregáveis - no caso, de design.
Mas, para apoiar, ela precisava mensurar seu próprio resultado. Ao invés de sair criando materiais aleatoriamente, ela precisava saber quais dos seus materiais solicitados tinham sido entregues e utilizados. Isso a obrigava a acompanhar o resultado das suas próprias ações.
O que você acha que foi imprescindível para chegar até aqui?
Além dos meus "trials", foi muita leitura, muita anotação, mas sobretudo, muita troca com as pessoas.
Eu sinto que a minha carreira ficou mais estruturada a partir do momento em que comecei a participar de comunidades, busquei lideranças e pares inspiradores para conversar de forma verdadeira e profunda (entenda isso como: a habilidade para dizer sem medo "eu não sei o que fazer" a pessoas que você confia), e me entreguei à mentoria.
As trocas com a Thais, por exemplo, foram essenciais para eu aprender a falar mais e melhor de mim mesma, e também escutar pessoas que estão no mesmo lugar que eu.
Ter pessoas boas do seu lado (e nem falo tecnicamente, mas com habilidades de comportamento fortes para criar bases e oportunidades) é tranquilamente o caminho mais rápido, confiável e fácil para você crescer na carreira.
Você se sente realizada profissionalmente?
Eu acho que isso é inalcançável, assim como qualquer aspiração na vida. E não vejo isso como algo ruim, pelo contrário: é sempre uma oportunidade de se descobrir e transcender.
Eu, neste exato momento, estou vivendo um momento muito intenso na minha carreira. Estou atuando na liderança de um time grande com desafios internacionais na geração de demanda, revisando estratégias, e implementando um núcleo de growth marketing.
É desafiador, mas vejo caminhos à frente para aprender mais sobre o que eu gosto e me desenvolver como líder pregando um Marketing de resultado e estratégico.
O que você recomenda para quem quer crescer na carreira?
Ler muito, criar seus próprios processos e frameworks, conversar com pessoas, entrar em comunidades, buscar mentorias, lideranças e colegas que pensem grande e eduquem o mercado através do empoderamento, não do canibalismo.
Também recomendo a dizer o óbvio, e aprender a lidar com pessoas. Todo mundo pode performar se todo mundo entender o seu próprio ritmo.
Recomendo também prestar atenção sempre no quanto a sua vida é sobre essa carreira, se isso te faz evoluir, ou te traz dor. Hoje, minha carreira diz muito sobre a minha vida. Eu até posso fazer concessões, mas o meu bem-estar é inegociável.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
E se você perdeu as últimas edições do AutoGrowth Stories, confira todas aqui.
👋 Se você chegou aqui agora,
Sou Thais Sterenberg, e esse é o lugar onde eu te conto os meus aprendizados sobre crescimento de carreira. Já são mais de 10 anos de mercado, 6 anos liderando times, e um M&A para a conta.
Já tem muita coisa boa publicada, então veja todos os meus artigos aqui ⬅️
E se você gostou, que tal apoiar meu trabalho e se tornar um leitor premium?
Como retribuição, você vai ter:
Uma mentoria comigo de 45min
Um e-book sobre construção de autoridade no LinkedIn
🚀 Quer levar o AutoGrowth para a sua empresa?
Consultorias, Mentorias para alavanca de gestão e lideranças, Espaços de mídia e divulgação de marca, Co-criação de conteúdo…
Responda esse e-mail, e vamos conversar!