Minha conversa com Sean Ellis, o pai do Growth, e o que um bom networking pode fazer por você
Aprenda a construir relações que vão alavancar sua carreira, e não apenas crescer o número de seguidores do seu LinkedIn
👋 Olá! Sou a Thais Sterenberg, e aqui na news AutoGrowth compartilho os principais “hacks” para acelerar seu crescimento de carreira.
💡 Essas foram as 2 edições mais lidas dos últimos meses:
Trabalhe menos, conquiste mais: como eu maximizei minha produtividade fazendo o que eu amo
Autoconfiança: sua principal alavanca de crescimento. Saiba como construí-la e parar de duvidar de si
Se você chegou agora, inscreva-se assim como os outros 327 profissionais que já usam técnicas de Growth para acelerar suas próprias carreiras.
Você pode até não acreditar, já que provavelmente você me ouviu em algum talk ou podcast, ou mesmo me viu palestrar em algum evento.
Mas eu nem sempre tive a facilidade que tenho hoje para me comunicar e me relacionar.
Eu era a menina quietinha, e lembro de chegar em rodas de conversa e travar por não saber o que dizer. Obviamente eu nunca imaginaria que iria escrever sobre como fazer um bom networking aqui para vocês.
Acho que a dificuldade era tão grande que eu simplesmente enfiei na minha cabeça que iria resolver aquilo, de um jeito ou de outro.
Nessa busca por uma solução, eu entendi algo importantíssimo: aprender a se comunicar, construir relacionamentos e fazer um bom networking é imprescindível para crescer na carreira.
Saber me relacionar foi o divisor de águas que me permitiu crescer de forma acelerada, e acredite: eu estudei muito para aprender a fazer isso bem.
😐 Essas são as razões pelas quais seu networking pode não estar tão forte quanto você gostaria
Existem duas coisas que estão na moda e todo mundo quer ter, mas não entende direito como ou porque fazer: fazer networking e construir autoridade.
Essas duas coisas estão extremamente relacionadas: sem um bom networking, você não constrói autoridade nenhuma. O grande problema é que as pessoas costumam achar que a equação do sucesso é essa aqui:
🚫 autoridade + networking = muitos seguidores no LinkedIn 🚫
Infelizmente, preciso dizer que a coisa não é tão simples assim. E é impressionante a quantidade de pessoas que fica obcecada apenas com números e métricas dos seus próprios posts no LinkedIn.
Não me entenda mal. Criar um controle de dados e aprender que tipo de post engaja mais, ou que te traz mais seguidores, é extremamente relevante para uma estratégia de crescimento efetiva nas redes sociais. Se você tem a disciplina para fazer isso, parabéns! Eu mesma não tenho tanta consistência nesse tipo de análise, e adoraria ter.
Mas só isso não significa que você será bem-sucedido no que quer que faça - ou seja, ter muitos seguidores não é a única coisa que importa para construir um bom networking e, consequentemente, ganhar autoridade.
O mundo hoje está muito mais rápido, e, como diria Zygmunt Baumann, as relações estão líquidas (se nunca tiver lido Baumann e seu livro famoso Modernidade Líquida, ele traz o conceito de que a modernidade é caracterizada pela flexibilidade, individualismo, incerteza e pela dificuldade de estabelecer compromissos duradouros - parece bem com a nossa realidade, certo?).
A tendência é que as relações sejam cada vez mais superficiais, e se percam com o tempo. Pessoas que curtiram seus posts hoje podem nem ter percebido seu nome como autor daquele post.
(Basta você pensar nos principais posts que curtiu ontem e tentar se lembrar de quem eram os autores e do que você conhece sobre eles. Provavelmente, muitos você nem tem ideia de quem são).
Por isso, eu tenho uma opinião bem específica sobre networking: construa poucas relações muito profundas, com ganhos claros para ambos os lados, e que te aproximem de atingir seus objetivos - antes de focar em ganhar seguidores.
🤝Por que você deveria investir em construir um bom networking
Vamos desmistificar os conceitos. Fui perguntar para o pai dos burros da atualidade, nosso amigo ChatGPT, o que significam essas duas coisas:
“Fazer networking é o processo de construir e cultivar relacionamentos profissionais, nos quais indivíduos trocam informações, conhecimento e oportunidades. Isso é realizado por meio de interações, como conversas, eventos, mídias sociais e conexões online, visando criar possibilidades de colaboração, aprendizado e avanço na carreira ou em empreendimentos.
Já construir autoridade é o estabelecimento de expertise e reconhecimento em um campo específico. Envolve a demonstração consistente de conhecimento ou habilidades relevantes por meio de conteúdo, experiência prática e interações profissionais. Ao estabelecer uma reputação sólida e confiável, uma pessoa ou marca se torna uma referência em sua área, ganhando a confiança e o respeito de outros profissionais e do público em geral.”
Vou resumir o que você acabou de ler: o bom networking exige profundidade nas relações, e a autoridade é construída com frequência e consistência na sua comunicação.
E é justamente por isso que fazer um bom networking é tão importante: o potencial de geração de negócios e crescimento é enorme quando se constroem relações profundas entre profissionais.
E o melhor caminho para isso é encontrar pessoas que tenham ideias alinhadas com as suas, que te inspirem, e que, se possível, já tenham mais autoridade que você - assim, você acaba “pegando emprestado” autoridade daquela pessoa referência na sua área de atuação. E consequentemente, muitas portas começam a se abrir.
Se você ainda não tem clareza de tudo que pode extrair do seu (futuro) bom networking, vou te detalhar algumas das razões principais para investir nele:
Aprendizado constante:
Networking não é apenas sobre o que você quer que aquela pessoa faça por você (te contrate, compre seus serviços, etc), mas também sobre o que você pode aprender.
Cada pessoa tem uma história única e uma expertise diferente, e dificilmente você encontra esse tipo de aprendizado em palestras ou livros.
Por isso, procure se conectar com profissionais de diferentes áreas, não somente da sua. Assim você ganha insights diversos que com certeza vão enriquecer sua perspectiva e ajudar no seu crescimento.
Oportunidades inesperadas
Sabe aquele ditado "não é o que você sabe, mas quem você conhece"? Ele tem um fundo de verdade. Muitas vezes, oportunidades incríveis surgem não por causa das suas habilidades técnicas isoladas, mas porque alguém pensou em você para um projeto, indicação ou colaboração. Lembre-se: as melhores vagas só vão ser publicadas no LinkedIn quando ninguém conseguiu indicar alguém bom o suficiente. Portanto, quanto mais conexões profundas você tiver, maior a probabilidade de ser lembrado nessas situações.
Colaborações e solução de problemas
A partir do momento em que você investe no seu autoconhecimento (te conto como eu comecei a investir em autoconhecimento nesse artigo e como eu descobri minhas melhores habilidades nesse aqui), você passa a saber também quais competências você não tem.
Por isso, quando você tem uma rede sólida, e consegue conhecer as pessoas além do nível da conexão no LinkedIn, fica mais fácil encontrar pessoas que complementam suas competências, e que estarão dispostas a te ajudar quando você precisar.
Você pode não perceber, mas nem sempre você precisa contratar alguém para fazer algo por você: relações profundas permitem trocas ou mesmo favores.
Eu mesma estou construindo meu site assim: tenho um amigo muito bom nisso que precisava de mentoria, então nada mais justo do que trocarmos nossas habilidades e ajudarmos um ao outro!
Crescimento de autoridade
Quando você interage com outros profissionais, compartilha conhecimento e oferece suporte, está construindo uma imagem de alguém que se importa com o progresso do campo em que atua.
Isso contribui para a construção da sua autoridade naturalmente, à medida que as pessoas reconhecem sua contribuição genuína.
Ou seja, mais do que postar todo dia, você realmente ajuda a sua rede contribuindo com trabalho e conhecimento, e naturalmente será reconhecido por isso.
Então, como usar as redes sociais para te ajudar a conquistar um bom networking?
As redes sociais, em especial o LinkedIn, têm papel hiper relevante na construção do seu networking e da sua autoridade.
Mas elas são um meio, e não um fim.
Ou seja, seu objetivo não deveria ser conseguir mais seguidores no LinkedIn por si só, mas usar esse crescimento a seu favor para construir um networking relevante.
Com isso em mente, essas são as formas que o LinkedIn e as redes sociais em geral te ajudam a construir seu networking - e que, se você espera mais do que isso delas, provavelmente não está no caminho certo:
São um canal fácil para construir consistência nas relações que você já tem (famoso puxar assunto), já que você passa a se lembrar sempre da existência da pessoa e acompanha o que ela valoriza e posta todos os dias
São um espaço onde você encontra facilmente uma porta de entrada para falar com quem você quiser. E, se fizer isso direito, as chances de a pessoa te responder são altíssimas
São a sua vitrine, ou seja, servem para atrair e gerar desejo em outras pessoas de te conhecerem e se relacionarem com você. Por isso, é extremamente importante ter um perfil estrategicamente construído de acordo com a mensagem que você quer passar (se você não sabe como fazer isso, eu te ensino a construir o seu perfil com você no programa de mentoria AutoGrowth - inscreva-se aqui para conhecer).
Ser um espaço para você compartilhar conteúdo relevante com a frequência necessária para que isso se transforme em autoridade (ou seja, faça as pessoas quererem te seguir e, consequentemente, falar com você). Essa parte aqui também não é simples e precisa ter estratégia - em breve teremos um artigo sobre construção de autoridade aqui no blog AutoGrowth.
Antes de te dar o meu passo a passo completo para construir um bom networking, vou vou te dar um exemplo prático de como o LinkedIn me ajuda, e muito, com isso:
Fui num evento onde o Sean Ellis palestrou (se você não sabe quem é, ele é um dos principais autores e criador do conceito de Growth Hacking). Assisti e anotei tudo sobre a palestra dele, e no final do evento, entrei na fila para conseguir ao menos falar um oi e tirar uma foto. Bem tiete mesmo rs.
Certamente, se parasse por aí, ele não ia nem lembrar de quem sou eu.
No dia seguinte, escrevi um resumo da palestra e publiquei no LinkedIn. Incluí nossa foto juntos, e o marquei.
Perceba que meu objetivo inicial não era construir um relacionamento com ele, mas sim fortalecer o relacionamento com a minha rede, repassando conteúdo de valor.
Mas o conteúdo foi tão legal, que chamou a atenção inclusive do próprio Sean, que respondeu ao meu post e, consequentemente, tem muito mais chances de se lembrar de mim no futuro.
Esse foi o início do post - se quiser vê-lo na íntegra, é só clicar aqui.
Essa foi a quantidade de pessoas que se beneficiou do conteúdo, e interagiu de alguma forma - fortalecendo essas minhas relações.
E essa foi a resposta dele, que realmente viu valor no meu conteúdo. Perceba que seria muito diferente se eu tivesse apenas postado nossa foto juntos, querendo divulgar que conheci alguém famoso.
O fato de eu ter dedicado tempo para promover conteúdo de qualidade foi o que trouxe o sucesso desse post 😉
📝 Essas são as minhas estratégias para construir e cuidar do meu networking
Vamos relembrar o simples fato de que:
Relações humanas são baseadas em interesses.
E eu digo isso no melhor sentido possível.
Por isso, networking não é apenas sobre trocar telefone em eventos ou adicionar pessoas que você quer conhecer ou quer que te notem no LinkedIn.
A base de um bom networking é entender o que você quer que aquela pessoa tem, e o que você pode oferecer em troca.
Muita gente trava exatamente aqui:
“O que eu poderia oferecer em troca para aquela pessoa muito mais sênior/ famosa /inteligente /rica /(insira o adjetivo que você quiser aqui) do que eu?”
Pasme: você tem tanto a oferecer quanto a receber.
Caso você não tenha algo específico para ofertar que possa interessá-la, a melhor forma de você oferecer valor é mostrar interesse genuíno em ouvi-la. Mostrar que você pesquisou sobre a pessoa, gostou do seu conteúdo, tem algo em comum com o que ela diz, e deixar claro que adoraria ouvi-la ainda mais sobre aquele assunto.
Aqui vão meus princípios básicos para você conseguir fazer isso:
🧐 Seja curioso: Ao conversar com alguém, esteja disposto a ouvir mais do que falar. Pesquise sobre a pessoa antes de iniciar a conversa, e quando o fizer, faça perguntas, mostre interesse genuíno pela história e pelo trabalho dela. Isso não só cria uma conexão mais forte, mas também ajuda a descobrir áreas de interesse em comum.
👉 Ofereça antes de pedir: Não comece uma conversa com uma lista de demandas (eu explico exatamente como você deveria abordar alguém para um bom networking, e o que não fazer, nesse artigo aqui). Em vez disso, pense em como você pode oferecer valor à outra pessoa. Pode ser um insight útil, uma conexão relevante ou até mesmo um elogio sincero. A reciprocidade é a base dos relacionamentos duradouros.
👥 Diversidade importa: Não limite seu networking apenas à sua área de atuação. Conectar-se com pessoas de diferentes setores e com perspectivas diversas pode abrir portas para oportunidades inesperadas e insights valiosos.
👊 Persista, mas não insista: Nem todas as conexões vão florescer imediatamente, portanto não seja a pessoa insistente que fica “rondando” alguém (mesmo que virtualmente) até ela te notar. Seja persistente, mas de maneira estratégica: se aprofunde e tente identificar o que fará aquela pessoa valorizar construir um relacionamento com você.
✍️ Tenha profundidade e consistência: muitas vezes vale mais a pena você investir muito tempo em um único relacionamento muito relevante (alguém famoso, ou alguém que já tem muita autoridade no assunto em que você quer se destacar). Se essa pessoa específica te chancelar como autoridade, te divulgar ou mostrar que você é próxima à ela, ela naturalmente te emprestará sua própria autoridade.
Um exemplo aqui é que, quando eu comecei a estudar sobre Growth, busquei quem era a pessoa que mais entendia do assunto no Brasil, e cheguei até o Gabriel Costa (Mineiro).
Eu fiz um curso dele e poderia ter parado por aí, mas fiz questão de construir uma relação além da aula, participando nos grupos, interagindo, agregando no que podia, até que tive a oportunidade de trabalhar com ele.
Desde então, ele abriu diversas portas e oportunidades para mim justamente por ter visto que eu poderia agregar valor também, e não apenas aprender com ele.
📚 Organização e processos: como em qualquer coisa na vida, ambos funcionam muito bem aqui. Abra um documento no Notion ou em qualquer outra ferramenta, onde você registre as pessoas relevantes que você se aproximou ou quer se aproximar, com sua área de atuação, link de redes sociais, telefone se tiver. Este será seu “banco de dados” de networking, e você pode voltar lá sempre que quiser lembrar quem é a pessoa chave que você precisa se aproximar para falar de algum assunto ou projeto específico.
💬 Mantenha contato: Um bom networking não se trata apenas de fazer a conexão inicial, mas também de manter o relacionamento ao longo do tempo. Envie um WhatsApp com algum conteúdo que te fez lembrar daquela pessoa, ou siga-a no LinkedIn e no Instagram e comente suas publicações. Celebre suas conquistas, se mantenha presente. Mostrar que você se importa te ajuda a ser lembrado.
🍳 Construa sua própria panela: ter um círculo de networking forte, que não sejam apenas conversas um a um, mas em grupo também, com diálogo frequente, é extremamente valioso. Foi por isso que eu e a Duda Paschoal nos juntamos para construir a comunidade Mulheres de Growth, com várias mulheres selecionadas a dedo para trocarem em um espaço seguro e promissor.
Leia e releia esses tópicos.
Lembre-se que construir networking é algo estratégico, e não acontece ao acaso. Que não é sobre quantos contatos você acumula, mas sobre a profundidade das conexões que você constrói.
Seja autêntico, seja curioso e esteja disposto a contribuir para o crescimento mútuo. Dessa forma, você estará no caminho certo para construir um networking que realmente faz a diferença em sua carreira.
Um abraço,
Thais Sterenberg
Se você gostou desse artigo, compartilhe com aquela pessoa com quem você quer fortalecer seu networking. Essa pode ser uma ótima desculpa para puxar assunto.
Se você tiver qualquer feedback sobre esse artigo, é só responder a esse e-mail.
Crescer na carreira, ganhar dinheiro e ainda fazer o que gosta não é simples, né?
Se você quer aprender como se realizar profissionalmente e acelerar seu crescimento, vem conhecer meu programa de mentoria de Growth aplicado à Carreira.
É só se inscrever nesse link:
👋 Se você chegou aqui agora,
Sou Thais Sterenberg, e esse é o lugar onde eu te conto os meus aprendizados sobre crescimento de carreira. Já são mais de 10 anos de mercado, 6 anos liderando times, e um M&A para a conta.
Com base na minha trajetória, e no que aprendi com as dezenas de pessoas que eu mentorei nos últimos anos, desenvolvi o método de crescimento profissional AutoGrowth, que aplica os fundamentos do Growth Hacking para crescer nossas próprias carreiras.
Toda semana, você recebe um artigo novo, pensado para te inspirar e ajudar na sua trajetória profissional.
Já tem muita coisa boa publicada, então veja todos os meus artigos aqui ⬅️
E se você gostou, que tal apoiar meu trabalho, e ainda tomar um café comigo? ☕